O Reino Unido e seus aliados consideram reconhecer formalmente a Palestina como um Estado soberano como parte de seus esforços diplomáticos para resolver o conflito de longa data no Oriente Médio, afirmou nesta terça-feira (30/01), o secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, David Cameron.
Anteriormente, o governo do Reino Unido informou que Cameron faria sua quarta visita oficial ao Oriente Médio como secretário de Relações Exteriores para tentar desescalar a situação, começando em Omã.
David Cameron afirmou durante uma recepção para embaixadores árabes em Londres que a medida ajudaria a tornar a solução de dois Estados um processo “irreversível”, de acordo com a agência de notícias Press Association, do Reino Unido.
Leia mais:
Gisele Bündchen se pronuncia pela 1ª vez após morte da mãe
“Saímos do inferno”, dizem crianças palestinas recebidas na Itália
Isso acontece após comentários escritos de Cameron no início desta semana, no qual ele disse que poderiam dar ao povo da Cisjordânia e de Gaza a perspectiva política de um caminho credível para um Estado palestino e um novo futuro.
Ainda, confirmaram o compromisso com um Estado palestino soberano e viável, “o que é crucial, é o dever de declarar a clara intenção de conceder reconhecimento, inclusive nas Nações Unidas”, afirmou Cameron.
Anteriormente, enquanto os EUA declaravam apoio à solução de dois Estados, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, rejeitou a ideia da soberania palestina, sugerindo que as necessidades de segurança de Israel seriam incompatíveis com a criação de um Estado palestino.
*com informações CNN