Em meio a estremecimento das relações diplomáticas entre Brasil e Venezuela, a Polícia Nacional Bolivariana publicou, em suas redes sociais, nesta quinta-feira (31), uma imagem provocativa ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A ilustração traz a silhueta de Lula, com seu rosto borrado, e a bandeira brasileira ao fundo, com os seguintes dizeres em primeiro plano: “Quem mexe com a Venezuela se dá mal” (‘El que se meta con Venezuela se seca’, do original em espanhol).
“Nossa pátria é independente, livre e soberana. Não aceitamos chantagens de ninguém, nem somos colônias de ninguém. Estamos destinados a vencer”, diz a legenda do post.
O post foi feito no contexto da crise diplomática entre Brasil e Venezuela desde a última eleição presidencial venezuelana, na qual Nicolás Maduro foi declarado vencedor em um processo repleto de denúncias de fraude. O regime de Nicolás Maduro criticou o governo brasileiro por ter vetado a entrada do país no grupo dos Brics — composto por países como China, Rússia e Índia.
Leia mais:
Venezuela convoca embaixador em Brasília e Maduro critica governo brasileiro
Venezuela acusa Brasil de “agressão” por veto à entrada no Brics
Além disso, na terça-feira (29), o assessor especial do presidente Lula para Assuntos Externos, Celso Amorim, disse em audiência na Câmara que a Venezuela quebrou a confiança do Brasil no processo eleitoral que reelegeu Maduro.
Na quarta-feira (30), a Venezuela convocou o seu embaixador em Brasília para retornar o país. A medida é uma espécie de repreensão na linguagem diplomática internacional.
Em comunicado, o governo venezuelano classificou as falas do assessor de Amorim como “declarações intervencionistas e grosseiras”, além de convocar o representante de negócios do Brasil para dar explicações.