Policiais invadiram uma praça central da UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles), em uma ação para dispersar um acampamento de protesto pró-Palestina, na madrugada desta quinta-feira (2/5).
Os manifestantes ocuparam uma praça do tamanho de um campo de futebol entre o auditório Royce Hall, com duas torres, e a biblioteca principal da universidade. A polícia permaneceu por horas próximo às barracas até forçar a entrada para prender os que se recusaram a sair.
Antes de entrar, os policiais pediram via alto-falantes aos manifestantes que desocupassem o local. Eles tentaram bloquear o avanço dos policiais, mas não resistiram.
Leia mais:
VÍDEO: Alunos ocupam campus da Universidade de Columbia em ato pró-Palestina, nos EUA
VÍDEO: 1º de maio pelo mundo é marcado por protestos trabalhistas e pró-Palestina
Centenas de ativistas pró-Palestina que se reuniram do lado de fora do acampamento zombaram da polícia. Com gritos de “vergonha de vocês”, eles tocavam tambores e agitando bandeiras palestinas e usavam os tradicionais lenços palestinos chamados keffiyehs.
Ainda não foi divulgado o número total de presos na desocupação.
Uma ação policial semelhante também desfez no dia anterior a ocupação pró-Palestina no campus da Universidade de Columbia, no estado de Nova York. O prefeito Eric Adams já divulgou que foram presas cerca de 300 pessoas na Columbia e na City College of New York. Muitos dos detidos foram acusados de invasão de propriedade e de crime de dano.
*Com informações de UOL