Dois homens foram presos no estado alemão da Baviera por suspeita de planejarem atentados com explosivos e ataques incendiários para sabotar o apoio do governo alemão à Ucrânia na guerra contra a Rússia.
O Ministério Público Federal da Alemanha informou nesta quinta-feira (18/4), que os acusados, identificados apenas como Dieter S. e Alexander J., que têm dupla nacionalidade alemã e russa, estão sendo investigados por supostamente trabalharem para um serviço de inteligência estrangeiro, em um caso considerado “particularmente grave” pelos promotores.
Os dois suspeitos foram presos nesta quarta-feira (17/4), na cidade de Bayreuth, no sul da Alemanha. Suas residências e locais de trabalho foram vasculhadas pela polícia.
Leia também:
Alemanha: Baviera quer proibir consumo de maconha na Oktoberfest
Alemanha detém três menores suspeitos de planejar atentado terrorista
Segundo os promotores, Dieter S. teria se colocado à disposição para “cometer ataques explosivos e incendiários, principalmente contra infraestruturas militares e industriais na Alemanha”, motivo pelo qual teria coletado informações sobre potenciais alvos, “incluindo instalações militares das Forças Armadas americanas”.
Segundo os investigadores, ele trocava informações e discutia potenciais atos de sabotagem com uma pessoa ligada aos serviços de inteligência da Rússia desde outubro de 2023.
“Suas ações intencionavam, em particular, sabotar o apoio militar fornecido pela Alemanha à Ucrânia contra a agressão russa”, disseram os promotores.
Dieter S. fotografou e filmou potenciais alvos, como transportes militares e equipamentos, e compartilhou as informações com seu contato nos serviços de inteligência russos.
*Com informações AFP