Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Papa Leão XIV demonstra preocupação em relação ao uso de IA

Papa Leão XIV demonstra preocupação em relação ao uso de IA

Durante um encontro com líderes de tecnologia no Vaticano, o Papa Leão XIV convocou líderes de tecnologia a reconhecer e respeitar “o que é caracteristicamente único da pessoa humana” enquanto buscam desenvolver uma estrutura ética para o desenvolvimento da IA. A mensagem foi enviada na sexta-feira (20/6).

“Nenhuma geração teve acesso tão rápido à quantidade de informações agora disponíveis através da IA”, reforçou ele. Mas “o acesso aos dados — por mais extenso que seja — não deve ser confundido com inteligência.”

O pontífice afirmou que as empresas de tecnologia que desenvolvem inteligência artificial devem seguir um “critério ético” que respeite a dignidade humana.

Em alguns casos, a IA tem sido usada de maneiras positivas e verdadeiramente nobres para promover maior igualdade, mas existe também a possibilidade de seu uso indevido para ganho egoísta às custas de outros, ou pior, para fomentar conflito e agressão”, disse o papa em sua declaração.

A segunda Conferência Anual de IA em Roma contou com representantes de líderes em IA, incluindo Google, OpenAI, Anthropic, IBM, Meta e Palantir, junto com acadêmicos de Harvard e Stanford e representantes da Santa Sé.


Saiba mais: 

Parintins 2025: Veja a ordem das apresentações de Garantido e Caprichoso

Filas para Galeras do Bumbódromo só poderão ser formadas a partir do dia 27, decide MP


Alguns líderes de tecnologia têm resistido a regulamentações destinadas a garantir que a IA seja usada de forma responsável, alegando que poderiam dificultar a inovação e a competição global.

O evento acontece em um momento um tanto tenso para a IA, com a tecnologia avançando rapidamente e prometendo melhorar a produtividade dos trabalhadores, acelerar pesquisas e erradicar doenças, mas também ameaçando tomar empregos humanos, produzir desinformação, agravar a crise climática e criar capacidades ainda mais poderosas de armamento e vigilância.

*Com informações da CNN Brasil.