O Papa Francisco cancelou seus compromissos desta segunda-feira (26/02), pela segunda vez em três dias, porque está com uma gripe leve. Entretanto, um cardeal de alto escalão disse mais tarde que o pontífice de 87 anos já está em completa recuperação.
Francisco foi forçado a se ausentar de reuniões no sábado (24/02) e, embora tenha aparecido em público no domingo (25/02) para enviar sua mensagem semanal do Angelus, o Vaticano disse que suas audiências nesta segunda-feira foram suspensas por precaução.
“Persistem sintomas leves de gripe, sem febre”, informou um comunicado do Vaticano. Mais tarde, o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano e segundo em comando, afirmou que o papa estava “bem” e havia superado a gripe.
“Ele se recuperou e retomou suas atividades normais”, pontuou Parolin para a agência de notícias Ansa durante um evento em Roma.
Leia mais:
Brasil e França acertam parceria para combater garimpo ilegal
Vídeo: jogadores de hóquei trocam socos durante partida
O papa sofreu com alguns problemas de saúde nos últimos meses e foi forçado a cancelar uma viagem para uma reunião climática da COP28 em Dubai, em dezembro, por causa dos efeitos de uma gripe e de inflamação pulmonar. Em janeiro, ele não conseguiu concluir um discurso devido a “um pouco de bronquite”.
No final daquele mês, ele informou que estava melhor, apesar de “algumas dores”. Quando jovem, em sua terra natal, a Argentina, Francisco teve parte de um pulmão removido. O papa também tem dificuldade para andar e usa regularmente uma cadeira de rodas, inclusive em uma reunião na semana passada com o presidente da Argentina, Javier Milei.