A Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) condenou, nesta quarta, 12, a tentativa de anexação pela Rússia de quatro regiões territoriais da Ucrânia, parcialmente ocupadas pelas forças militares russos.
A Assembleia chamou a anexação de “ilegal” e pediu a todos os países que não reconheçam a medida, reforçando o isolamento diplomático internacional de Moscou desde que invadiu seu vizinho em fevereiro deste ano.
Leia mais:
Cúpula do G7 convoca reunião de emergência após bombardeios à Ucrânia
Rússia vai anexar formalmente quatro regiões da Ucrânia
Dos 193 países membros da Assembleia da ONU, 143 votaram a favor da condenação. Apenas quatro países se juntaram à Rússia e votaram contra a resolução: Síria, Nicarágua, Coreia do Norte e Bielorrússia. Outros 35 países se abstiveram da votação, incluindo o parceiro estratégico da Rússia, a China.
O Brasil votou a favor da condenação. O país tem optado por abstenções em votações contra a Rússia, mas desta vez votou contra o governo de Vladimir Putin.A Rússia realizou entre 23 e 27 de setembro referendos nessas quatro regiões (os territórios de Luhansk, Donetsk, Kherson e Zaporizhzhia), e segundo as autoridades de Moscou, as votações mostraram amplo desejo da população desses territórios de serem anexados à Rússia. A comunidade internacional não considera esses referendos válidos, e esta condenação da ONU só consolida esse ponto de vista.