A China está enfrendo dias de frio extremo esse mês. No domingo (18), o munícipio de Tuerhong no condado de Fuyun, a temperatura atingiu o nível mais baixo desde que os registros começaram na região de Xinjiang -52,3°. O recorde anterior era de -51,5°, estabelecido em 21 de janeiro de 1960, ofrio extremo causou a morte de um número significativo de aves aquáticas. Veja o vídeo abaixo
🇨🇳 | Hoje, em Xinjiang, China, algumas regiões experimentaram uma queda repentina de temperatura para -52 °C (-61,6 °F ), uma queda acentuada de 45 graus.
Este frio extremo causou a morte de um número significativo de aves aquáticas. pic.twitter.com/YVVAtYsTZi
— World Events 🌎 (@Eventmund) February 20, 2024
Segundo a Reuters, o número do final de semana só ficou um pouco abaixo da temperatura nacional mais baixa, de -53°C anotada em Mohe, na província de Heilongjiang, em 22 de janeiro do ano passado.
Leia também:
China está construindo a maior barragem do mundo
China lança primeiro satélite 6G do mundo; entenda
Várias partes da China já tiveram de lidar com as consequências da deve e das chuvas intensas antes do feriado do ano novo chinês, celebrado no último dia 10 de fevereiro. Agora, o cenário se repetiu, com diversas estradas fechadas e vopos e viagens de trens canceladas por todo o país por conta do mau tempo.
O jornal Global Times informou que as autoridades meteorólogicas nacionais elevaram o alerta para condições climáticas congelantes para para o segundo nível mais alto. O frio extremo deverá permanecer até quinta-feira (22), e as áreas mais gravemente afetadas incluirão partes da Mongólia Interior, o nordeste da China, e as províncias central de Hubei e Hunan, no sul.
*Com informações Reuters e jornal Global Times