32.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

OMS atualiza lista de vírus e bactérias que podem causar nova pandemia

Publicado em:

- Anúncio -

A OMS atualizou a lista de patógenos prioritários para pesquisa, focando em vírus e bactérias que representam risco de novas pandemias. Publicado na última semana, o documento destaca a importância de priorizar patógenos altamente transmissíveis e virulentos, que causam doenças graves ou ainda não possuem vacinas ou tratamentos.

Para essa análise, a entidade contou com a colaboração de 200 cientistas de 50 países, que avaliaram 1.652 patógenos. Aqueles definidos como de “potencial pandêmico” são altamente transmissíveis e virulentos, capazes de causar doenças graves em humanos, ou não têm vacinas ou tratamentos até o momento.

O documento destaca uma abordagem científica inovadora voltada para aprimorar a preparação diante de futuros surtos, Emergências de Saúde Pública de Preocupação Internacional (PHEICs) e pandemias.

A estratégia se concentra na pesquisa de vírus e famílias bacterianas, ao invés de focar em patógenos isolados, reconhecendo-os como riscos globais. Além disso, o documento também enfatiza necessidade crítica de investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação em escala internacional.

Foram incluídos muitos patógenos na lista, incluindo o coronavírus, vírus mpox, varíola comum (apesar de ter sido erradicada em 1980, a população não é mais vacinada contra a doença) evários tipos de influenza A (como o H5, que se espalha nos rebanhos americanos). Entre as bactérias, estão as da disenteria, diarreia, pneumonia, cólera e a que causa as pestes bubônica, septicêmica e pneumônica.


Leia mais:

Brasil lidera casos de dengue no mundo com 82% dos diagnósticos, aponta OMS

OMS atualiza lista das 15 bactérias que ameaçam a saúde humana


Os vírus da dengue, zika, chikungunya estão na lista específica para a região das Américas. O texto aponta que os patógenos que devem ser prioridade são o Orthohantavirus sinnombrense e Alphavirus venezuelan (conhecidos anteriormente como hantavírus e vírus da encefalomielite equina venezuelana). Outras duas ameaças de baixo risco são o Mammarenavirus juninense (febre hemorrágica argentina) e Orthobunyavirus oropoucheense (vírus oropouche).

“A história nos ensina que a próxima pandemia é uma questão de quando, não de se. Também nos ensina a importância da ciência e da determinação política para atenuar o seu impacto. Precisamos que elas se unam enquanto nos preparamos para a próxima pandemia. Avançar o nosso conhecimento sobre os muitos agentes patogênicos que nos rodeiam é um projeto global que requer a participação de cientistas de todos os países”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante o encontro global sobre a preparação para pandemias que aconteceu no Rio de Janeiro.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Siga-nos no Threads
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Youtube - Rede Onda Digital

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

Siga-nos no Threads

Mais lidas

- Anúncio -
TV Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
- Anúncio -