As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Nicolás Maduro diz ter “o que é preciso” para enfrentar os Estados Unidos

Nicolás Maduro diz ter “o que é preciso” para enfrentar os Estados Unidos

A declaração veio após a Casa Branca confirmar o envio de três navios de guerra, com cerca de 4 mil militares, para reforçar operações no Caribe

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, não recuou diante das declarações do Governo Americano e manteve um tom desafiador diante da movimentação militar dos Estados Unidos no Caribe, garantindo que o país tem condições de se defender de qualquer ameaça.

“Que o mundo saiba, que os impérios saibam: a Venezuela hoje, mais do que nunca, tem o que é preciso. É por isso que estamos em paz e continuaremos em paz”, declarou Maduro em rede nacional, nesta terça-feira (19/8). Em tom simbólico, ele ainda afirmou que o país “carrega a força de Davi contra Golias”.

A declaração veio após a Casa Branca confirmar o envio de três navios de guerra, com cerca de 4 mil militares, para reforçar operações no Caribe. A secretária de imprensa, Karoline Leavitt, disse que Washington está disposto a “usar todos os recursos disponíveis” para frear o tráfico de drogas e responsabilizar envolvidos.


Leia mais

Casa Branca chama Maduro de “narcoterrorista” e diz que vai usar “toda a força” para enfrentar regime venezuelano

Conflito militar entre EUA e Venezuela pode causar fluxo migratório para o Amazonas


Na véspera, Maduro havia reagido diretamente ao movimento norte-americano. “Nenhum império tocará o solo sagrado da Venezuela”, disse, anunciando a mobilização de 4,5 milhões de milicianos pelo território nacional. Em Caracas, durante evento público, ele também dobrou o número de “quadrantes da paz”, unidades policiais voltadas à segurança comunitária.

“Em qualquer circunstância, nervos de aço, calma e prudência, e máxima ação popular, militar e policial: o time vence. Nós sempre vencemos”, reforçou. O líder ainda destacou que as milícias atuarão na vigilância e defendeu que o Mar do Caribe continuará sendo “livre e soberano”.

Os EUA acusam o governo venezuelano de estar entre os maiores responsáveis pelo tráfico internacional de drogas. Caracas, por sua vez, nega veementemente as acusações, classificando-as como “invenções”. Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores disse que a gestão de Donald Trump recorre a “ameaças e difamações” que colocam em risco a estabilidade de toda a região.

*Com informações da CNN Brasil.