Cinco pessoas morreram quando um navio de carga colidiu com uma ponte no sul da China nesta quinta-feira (22), causando o colapso de parte da infraestrutura, disseram autoridades e a imprensa oficial.
O porta-contêineres, que estava sem carga, viajava entre as cidades de Foshan e Guangzhou, mas colidiu com a ponte Lixinsha às 5h30 (18h30 no horário de Brasília), informou a emissora estatal CCTV.
O navio “entrou em contato com os pilares da ponte, causando o colapso da pista acima”, acrescentou.
A heart breaking news😢😢: Container ship collides with pylons of Lixi Sand Bridge in #Guangzhou China on Feb 22. Bridge deck fractures, 2 rescued, 2 dead, 1 minor injury, 3 missing. Investigation underway, rescue efforts ongoing. #GuangzhouBridgeAccident #BreakingNews pic.twitter.com/nFWmFGchaI
— Tommy Tan 托米在中国 (@tom_foodie) February 22, 2024
O gabinete de assuntos marítimos de Guangzhou explicou que cinco veículos caíram na água ou em uma ponte inferior.
Leia também:
China emite alerta máximo sobre onda de frio extremo com temperaturas a -50ºC
VÍDEO: Onda de frio é a maior da China em 64 anos e causa mortes de aves aquáticas
Inicialmente, este departamento disse que duas pessoas morreram e três estavam desaparecidas. Mas um repórter da CCTV citou uma comunicação deste mesmo escritório afirmando que “as três pessoas desaparecidas foram encontradas sem sinais vitais”.
Segundo a rede de televisão, o incidente ocorreu devido a “operações inadequadas da tripulação do navio”. O navio “entrou em contato com (…) os pilares da ponte, causando o colapso da pista acima”, acrescentou.
O gabinete de assuntos marítimos de Guangzhou explicou que cinco veículos caíram na água ou em uma ponte inferior.
Inicialmente, este departamento disse que duas pessoas morreram e três estavam desaparecidas. Mas um repórter da CCTV, citou uma comunicação deste mesmo escritório afirmando que “as três pessoas desaparecidas foram encontradas sem sinais vitais”
As autoridades mobilizaram dezenas de socorristas que conseguiram resgatar duas pessoas, agora em “situação estável” em um hospital, disse a CCTV. A província de Guangzhou, onde ocorreu o acidente, é uma importante área industrial com uma densa rede de rotas comerciais marítimas.
*Com informações da AFP e CCTV