O Pentágono disse nesta quinta-feira (18/01), que os Estados Unidos não estão em guerra com os Houthis do Iêmen, em uma declaração detalhando sua quinta ronda de ataques contra o grupo de rebeldes em uma semana.
A porta-voz do Pentágono, Sabrina Singh, afirmou que os ataques dos EUA, incluindo o realizado nesta quinta-feira contra mísseis anti-navio, foram puramente defensivos.
“Não estamos em guerra com os Houthis. Os Houthis são aqueles que continuam lançando mísseis de cruzeiro, mísseis anti-navio contra marinheiros inocentes. O que estamos fazendo, com os nossos parceiros, é autodefesa”, destacou Singh.
Leia mais
Polícia do Equador prende dois suspeitos de assassinar promotor
Ministério de Finanças francês é alvo da polícia por transferência de Neymar ao PSG
Biden diz que ataques continuarão
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta quinta-feira (18/01) que os ataques contra os Houthis no Iêmen continuarão, mesmo se não conseguirem deter a ofensiva do grupo rebelde contra navios no Mar Vermelho.
“Eles [ataques] estão impedindo os Houthis? Não. Eles vão continuar? Sim”, disse Biden.
Na quarta-feira (17/01), os EUA reclassificaram os Houthis como entidade Terrorista Global Especialmente Designada.
“Estes ataques são um exemplo claro de terrorismo, uma violação do Direito Internacional e uma grande ameaça às vidas e ao comércio global, colocando em risco a prestação de assistência humanitária”, afirmou um alto funcionário do governo americano.
Em seguida, um membro do gabinete político do grupo rebelde afirmou que não irão parar os ataques contra navios ligados a Israel e aos EUA nos mares Vermelho e Arábico. E que as operações das forças navais nos mares Vermelho e Arábico continuarão a ter como alvo os navios israelenses ligados à entidade inimiga.
*com informações de CNN