As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

França analisa pedido incomum para “eliminar” Mona Lisa do Museu do Louvre

França analisa pedido incomum para “eliminar” Mona Lisa do Museu do Louvre

‘Mona Lisa’ (1503), de Leonardo da Vinci. (Foto: reprodução/Domínio Público via Wikimedia Commons)

A França recebeu um pedido de reparação cultural, requerido pela International Restitutions, que pede a restituição da pintura de Mona Lisa, obra-prima do artista italiano Leonardo da Vinci, exibida no museu do Louvre em Paris.

O pedido foi recebido pelo Conselho de Estado da França, mais alto tribunal administrativo do país, para que o órgão “declare inexistente” a decisão do rei Francisco I (1515 – 1547) de “se apropriar” da Mona Lisa. O tribunal vai avaliar o requerimento nesta quinta-feira (25/4).

O que chama a atenção, no caso, é que a associação, que não revela onde está sua sede e tampouco quem faz parte de sua equipe diretiva, alega que trabalha “em nome dos descendentes do herdeiro do pintor”.


Leia mais:

Ativistas jogam sopa contra ‘Mona Lisa’ de Da Vinci no Louvre, em Paris

Olimpíadas 2024: mudanças, novas modalidades e preparação de Paris a 100 dias do início das competições


Além disso, a International Restitutions aponta esperar que ‘La Gioconda’, como também é conhecida a obra do artista italiano renascentista Leonardo da Vinci, seja “eliminada” do acervo do Museu do Louvre. O quadro, há anos, é alvo de desentendimentos entre a França e a Itália.

Mas é pouco provável que o Conselho de Estado decida a favor da International Restitutions. Pedidos similares da associação, para obras menos emblemáticas que a Gioconda, nunca foram adiante.

Em uma decisão de 2022, o tribunal determinou que a associação não tinha “legitimidade para entrar com um processo” e que “apenas as pessoas que se considerem legítimas proprietárias e que tenham interesse, por sua vez, na restituição desses bens” poderiam entrar com um pedido de tal natureza.