Durante a cerimônia de posse do novo presidente da Argentina, Javier Milei, neste domingo (10/12), o bastão símbolo de dar “poder para uma pessoa” foi utilizado de forma estilizada na tradição argentina.
Além da faixa, foi entregue um bastão presidencial ao novo mandatário com as gravuras de seus cinco cães: Conan, Milton, Murray, Robert e Lucas.
O novo presidente tem adoração pelos cachorros, por isso chegou a clonar seu companheiro Conan que foi adotado em 2004 e morreu em 2017. Na época, Milei enviou a amostra de DNA do cachorro para a empresa de clonagem animal PerPETuate, que escreveu publicamente sobre a clonagem dos cães de Milei no site de sua empresa
Surgiram, então, Murray, Milton, Robert e Lucas, nomeados em homenagem aos ídolos economistas de Milei, como Milton Friedman.
O argentino também usou um médium para conversar com eles e os chamou de “melhores estrategistas do mundo” em sua campanha de encerramento esta semana.
Em entrevista à mídia argentina em agosto, em final de campanha, Milei referindo-se a um período difícil em sua vida, afirmou que os cães e a irmã que ajudaram.
“Você sabe quem foram os únicos que sempre estiveram ao meu lado?Minha irmã e Conan”, revelou.
O jornalista e biógrafo Juan Luis González, que escreveu o livro “El Loco”, disse que, quando o Conan original estava vivo, Milei lhe dava champanhe e o tratava como parte da família. “Para Milei, Conan era como um filho”, disse ele.
O presidente da Argentina, também contou que foi o cão original Conan, que deu a ele a missão de se tornar presidente da Argentina.
Leia mais:
Milei revoga decreto e nomeia irmã como Secretaria Geral
Após conversa com Lula, Maduro fala em diálogo com Guiana
História
Simbolicamente, o ato de dar uma bengala representa dar poder a uma pessoa, segundo o Ministério da Cultura da Argentina. A prática surgiu na Ásia e na África com as primeiras hierarquias das sociedades da Mesopotâmia e do Egito.
Na Argentina, o bastão e a faixa presidenciais começaram a ser utilizados em 1814 com a criação do primeiro Poder Executivo, mas foi somente em 1868 que o presidente Domingo Faustino Sarmiento assumiu o cargo em uma cerimônia protocolar com a faixa e o bastão como símbolo de poder.
*com informações CNN