O McDonald’s anunciou nessa terça-feira (08), a suspensão de suas operações na Rússia, com isso, todas as lojas serão fechadas temporariamente. A decisão foi comunicada pelo CEO do grupo, Chris Kempczinski, a funcionários e franqueados, e se dá após a invasão do governo russo à Ucrânia.
Veja também:
Rússia abre rotas para refugiados da Ucrânia
Rússia reage aos EUA e promete proibir ou limitar comércio de matérias-primas
A empresa afirmou que continuará pagando os salários dos 62 mil funcionários que atuam na franquia, enquanto as lojas estiverem fechadas. A suspensão das atividades afetará 850 restaurantes que estão espalhados por toda Rússia.
Além do McDonald’s, em um comunicado a Coca-Cola Co., informou que está suspendendo os negócios no país russo, e disse ainda que está monitorando a situação. “Nossos corações estão com as pessoas que estão sofrendo os efeitos inconcebíveis desses trágicos eventos na Ucrânia”, disse a companhia.
Outra gigante do mercado norte-americana, a Starbucks, anunciou que fechará suas lojas e não enviará mais produtos administrados por licenciados. “Nosso parceiro licenciado concordou em pausar imediatamente as operações da loja e fornecerá suporte aos quase 2.000 parceiros da Rússia que dependem do Starbucks para sua subsistência”, disse o CEO da empresa, Kevin Johnson.