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“Mayday, colisão com pássaros”, disse piloto antes de acidente de avião que matou 179 pessoas na Coreia do Sul

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O piloto do Boeing 737-800 da Jeju Air declarou emergência e emitiu avisos de “mayday” e de colisão com pássaros aos controladores de voo da Coreia do Sul minutos antes do avião se chocar contra um muro de concreto e explodir, neste sábado (29/12). 179 pessoas morreram no acidente aéreo, que se tornou o maior da história da Coreia do Sul.

O sinal de “Mayday” é um termo universalmente conhecido para comunicar situações de emergência. A palavra faz parte do Código Internacional de Sinais e do Código Fonético Internacional e tem origem no termo francês “venez m’aider”, que significa “socorra-me” em português.

A tripulação do voo declarou emergência após receber um alerta da torre de comando sobre o risco de colisão com pássaros. O piloto reportou a colisão com pássaros dois minutos depois de receber o alerta, segundo informações do Ministério dos Transportes sul-coreano. Esta é a primeira vez desde o acidente em que ficou confirmada uma colisão com pássaros.

No aviso à torre de comando do aeroporto, o piloto falou a palavra “mayday” três vezes, e “bird strike” (colisão com pássaros) duas vezes.


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Veja a linha do tempo do acidente

O avião saiu de Bangkok, na Tailândia, e estava pousando em Muan, na Coreia do Sul. Das 181 pessoas a bordo, somente duas se salvaram: Elas pertenciam à tripulação do voo.

O acidente ocorreu por volta das 9h (hora de Brasília).

8h54 – O controle de tráfego aéreo do aeroporto de Muan autoriza a aeronave a pousar na pista 01, orientada a 10 graus a leste do norte.

8h57 – O controle de tráfego aéreo emite um alerta de “cuidado – atividade de pássaros”.

8h59 – O piloto do voo 7C2216 relata uma colisão com pássaros e declara emergência com o chamado “Mayday, Mayday, Mayday (…) colisão com pássaros, colisão com pássaros, arremetendo”.

9h00 – O voo 7C2216 inicia a manobra de arremetida e solicita autorização para pousar na pista 19, localizada na extremidade oposta da única pista do aeroporto.

9h01 – O controle de tráfego aéreo autoriza o pouso na pista 19.

9h02 – O voo 7C2216 toca a pista aproximadamente no ponto de 1.200 metros de uma pista com 2.800 metros de extensão.

9h02m34s – O controle de tráfego aéreo ativa o “sinal de acidente” na unidade de resgate e combate a incêndios do aeroporto.

9h02m55s – A unidade de resgate e combate a incêndios do aeroporto conclui a implantação dos equipamentos de resgate.

9h03 – O voo 7C2216 colide com o barranco após ultrapassar o final da pista.

9h10 – O Ministério dos Transportes recebe o relatório do acidente das autoridades aeroportuárias.

9h23 – Um homem é resgatado e transportado para uma instalação médica temporária.

9h38 – O aeroporto de Muan é fechado.

9h50 – O resgate de uma segunda pessoa é concluído; ela foi encontrada dentro da seção da cauda do avião.

Veja vídeo do acidente abaixo:

A aeronave aterrissou com o trem de pouso recolhido: Ainda não se sabe se isso tem relação com a tragédia. As investigações  continuam.

*Com informações do G1.

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Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

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