35.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

OUÇA AO VIVO

ASSISTA AO VIVO

Maduro mantém cerco a embaixada custodiada pelo Brasil, rompe acordo e abre crise diplomática

Publicado em:

- Anúncio -

Na noite de sexta-feira (6/09), de forma emergencial, embaixadores e diplomatas brasileiros foram convocados para uma reunião extraordinária no Itamaraty após o governo brasileiro receber um alerta de que a embaixada que assumiu em Caracas, e que era da Argentina, estava cercada por homens encapuzados. A eletricidade havia sido cortada e o risco real era de uma invasão.

Horas depois, os venezuelanos rompiam o acordo no qual se estabelecia a autorização para que o Brasil fosse o responsável pelo local, abrindo o que pode ser um dos maiores impasses diplomáticos em anos na região.

O governo brasileiro pediu à Venezuela que a embaixada não seja invadida. O regime de Nicolás Maduro sinalizou que estava disposto a atender ao pedido.

Mas a manutenção do cerco e o corte de eletricidade levantaram dúvidas dentro do Palácio do Planalto de que Maduro cumprirá qualquer tipo de acordo.

Nas diplomacias latino-americanas, a percepção é de que o venezuelano criou uma situação constrangedora e delicada para o Brasil. “Maduro traiu Lula”, afirmou um experiente embaixador andino.


Leia mais:

Brasileiros precisam deixar o Líbano imediatamente, alerta embaixada em Beirute

Líder da oposição na Venezuela cobra que Lula “eleve sua voz” contra repressão de Maduro


Diplomacia abalada

Logo depois da eleição de 28 de julho, o governo Maduro expulsou os diplomatas argentinos de Caracas. O gesto ocorreu por conta da reação do governo de Javier Milei de não reconhecer a suposta vitória de Maduro e insistir que o pleito havia sido alvo de fraude.

Mas, dentro da embaixada, estavam seis integrantes da oposição venezuelana, foragidos da justiça. Na prática, a expulsão dos diplomatas significava que o governo Maduro poderia romper a inviolabilidade da embaixada e capturar os opositores.

Para evitar uma crise ainda mais grave, o governo brasileiro fechou um acordo no qual passou a assumir os interesses da Argentina em Caracas, inclusive da estrutura da embaixada. O Brasil fez o mesmo com a embaixada do Peru após a expulsão dos diplomatas daquele país pelos mesmos motivos.

Ficou estabelecido que, a partir daquele momento, aquela era também uma área brasileira e que continuava fora do alcance das forças de ordem de Maduro. Até mesmo uma bandeira brasileira chegou a ser colocada no local por alguns dias.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Radio Onda Digital
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Fórum GD Norte

| Compartilhar

Jornalismo
Jornalismo
Equipe de jornalismo do portal Rede Onda Digital.

Últimas Notícias

- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Siga-nos no X
Rádio Onda Digital
TV Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -