
Mar da Galileia fica vermelho e chama atenção de moradores em Israel

No último final de semana (9 e 10/8), o Mar da Galileia, em Israel, chamou atenção ao apresentar tons avermelhados, despertando preocupação entre moradores e levando alguns a associar o fenômeno a passagens bíblicas, como as “dez pragas do Egito”.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente de Israel, a mudança de cor ocorreu devido à proliferação da microalga Botryococcus braunii. Sob intensa luz solar, a espécie pode adquirir coloração vermelha por causa de um pigmento natural. As autoridades garantiram que as algas são inofensivas, que a água continua própria para banho e que não há registros de problemas de saúde.
Leia mais:
VÍDEO: Tufão com ventos de até 191 km/h deixa desaparecido e 33 feridos em Taiwan
VÍDEO: Motorista rouba arma e mata ladrão durante tentativa de assalto em São Paulo
O fenômeno é favorecido por altas temperaturas, luz intensa e presença de nutrientes na água. Embora normalmente verde, a microalga produz hidrocarbonetos que podem ser usados na fabricação de biocombustíveis. Casos semelhantes já foram observados na região, incluindo uma lagoa próxima ao Mar Morto, na Jordânia, que também ficou vermelha em 2021.
O Mar da Galileia possui grande importância histórica e religiosa para cristãos e judeus. No Novo Testamento, é palco de episódios como a caminhada sobre as águas, a pesca milagrosa e a multiplicação de pães e peixes. Para os hebreus, foi uma área essencial para pesca e moradia.
Biblical Sea of Galilee where Jesus walked on water turns red from rare algae bloom. pic.twitter.com/paQSgFx2Ob
— LEXIT (@LexitMovement1) August 10, 2025