As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Maduro convoca civis e militares: ‘Aprender a atirar para defender a pátria’

Presidente quer que reservistas, milicianos e jovens defendam o país diante do que classifica de ameaça dos Estados Unidos
Maduro convoca civis e militares: ‘Aprender a atirar para defender a pátria’

Pesidente da Venezuela, Nicolás Maduro
AFP

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, convocou nesta sexta-feira (12/9) reservistas, milicianos e jovens alistados para se apresentarem nos quartéis durante o fim de semana. Segundo ele, o objetivo é receber treinamento militar e aprender a atirar diante do que classificou como uma ameaça dos Estados Unidos.

“Todos os venezuelanos que se alistaram […] O povo para seus quartéis para receber treinamento e aprender nos polígonos de tiro a atirar para a defesa da pátria”, declarou Maduro durante um ato da juventude do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), em Caracas, transmitido pela TV estatal.

Nos últimos dias, os EUA enviaram oito navios para o sul do Caribe em manobras anunciadas como combate ao tráfico internacional de drogas. Apesar de Washington não ter declarado oficialmente ações contra a Venezuela, Maduro denuncia um “assédio” disfarçado de luta antidrogas.

Em resposta, o presidente ordenou o envio de pelo menos 25 mil militares para estados fronteiriços com a Colômbia e o Caribe. Ele também chamou a população a se alistar na Milícia Bolivariana — força composta por civis — para reforçar as fileiras diante de uma eventual invasão norte-americana.

“Os membros da comunidade, milicianos, reservistas, jovens e pessoas que se alistaram bravamente serão destacados para as 312 unidades militares da Venezuela. Eles ficarão nos quartéis para receber o treinamento tático necessário”, disse.

Durante o evento, Maduro participou de um ambiente festivo, dançou, cantou e encerrou com um discurso inflamado:

“Todas as armas que a República possui para se defender — fuzis, tanques e mísseis — foram mobilizados por todo o país para defender nosso direito à paz. Quem quer paz, prepare-se para defendê-la”, disparou.


Saiba mais: 

Ex-presidente da Suprema Corte do Nepal assume como primeira-ministra interina

Influencer brasileira visita Templo dos Ratos na Índia e relata “lição de respeito e fé”


Segundo o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS), a milícia venezuelana conta oficialmente com cerca de 212 mil integrantes, além de 123 mil soldados das forças armadas regulares.

No entanto, generais reformados estimam que apenas cerca de 30 mil milicianos estão realmente bem treinados e armados, sendo a maioria composta por aposentados, servidores públicos e membros do partido governista.

*Com informações da AFP.