26.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Justiça argentina inicia julgamento de brasileiro por tentativa de matar Cristina Kirchner em 2022

Publicado em:

- Anúncio -

O julgamento da tentativa de homicídio de Cristina Kirchner em 2022, quando era vice-presidente, começou nesta quarta-feira (26.6) em Buenos Aires. Os três acusados pelo crime, um deles o homem brasileiro que disparou o gatilho da arma que não funcionou, estão presentes na corte.

Com uma hora de atraso, a primeira audiência teve início com a leitura das acusações por tentativa de homicídio qualificado, um crime que prevê até 25 anos de prisão.

O julgamento centra-se no agressor, a sua ex-namorada e o empregador de ambos como vendedores ambulantes -, sem abordar supostos ideólogos ou possíveis apoios financeiros, pistas que a ex-presidente Kirchner pediu para serem investigadas e que fazem parte de um processo paralelo.


Leia mais:

Cristina Kirchner faz gesto obsceno após ser vaiada em posse de Milei

Namorada do brasileiro que tentou matar Kirchner teria sido mentora do ataque


Os acusados

Na noite de 1º de setembro de 2022, o homem atacou a ex-presidente em frente à sua casa em Buenos Aires, misturado entre centenas de simpatizantes que foram apoiá-la quando estava sendo julgada por suposta fraude durante sua presidência (2007-2015). Identificado como Fernando Sabag Montiel, de 37 anos, de nacionalidade brasileira, ele apontou uma pistola para Kirchner e puxou o gatilho duas vezes, mas a arma não disparou. Ele foi preso no local.

Sua namorada na época, Brenda Uliarte, que o acompanhou até as proximidades do local do incidente, foi presa dias depois, assim como Nicolás Carrizo, seu empregador como vendedor de doces e identificado como possível “planejador” do ataque.

Montiel, também motorista ocasional de uma locadora de carros e portador de tatuagens com símbolos nazistas, apresentava uma personalidade “narcisista” e um discurso “extravagante” com elementos de hostilidade a Kirchner, segundo especialistas. Já Uliarte é acusada de ser “coautora” e instigadora, enquanto Carrizo é acusado de cumplicidade.

Durante a abertura do julgamento hoje, a acusação citou mensagens analisadas por peritos dos telefones dos réus com referências explícitas aos planos para matar Kirchner.

O julgamento

Mais de 200 testemunhas serão ouvidas no Tribunal Oral Federal 6, em Buenos Aires, e as audiências serão todas as quartas-feiras. A primeira audiência pública foi transmitida pelo YouTube, mas as demais serão a portas fechadas, com acesso apenas da imprensa credenciada.

Todo o processo pode demorar de seis meses a um ano para conclusão. Caso seja condenado, Montiel pode pegar uma pena de até 20 anos de prisão.

Com informações de UOL.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Fucapi
Siga-nos no Threads

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -