Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Jubileu: entenda o significado da cerimônia dos católicos realizada a cada 25 anos

Jubileu: entenda o significado da cerimônia dos católicos realizada a cada 25 anos

Nesta terça-feira (24/12), o Papa Francisco realizou a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, dando início ao Ano Santo diante de milhares de fiéis reunidos para acompanhar a cerimônia, no Vaticano. O Jubileu 2025 começou.

O evento acontece normalmente a cada 25 anos e representa um período de indulgência, ou seja, de perdão dos pecados dos fiéis.

Trata-se, primeiramente, de um evento religioso tradicional: uma peregrinação solene às basílicas de São Pedro e São Paulo e outras igrejas em Roma.

De onde vem o nome?

O nome da celebração vem do Jubileu judaico, uma derivação da palavra em hebraico “jobel”, que significa “bode”, em referência ao chifre usado com trombeta em cerimônias sagradas.

Na Igreja Católica, o ano jubilar é sobretudo o ano de Cristo. No Novo Testamento, Jesus apresenta-se como aquele que completa o antigo Jubileu, tendo chegado para “pregar o ano da graça do Senhor”. O Jubileu é comumente chamado de “Ano Santo”, não só porque começa, se desenvolve e termina com solenes ritos sagrados, mas também porque se destina a promover a santidade da vida.

Ao passar do tempo, o Ano Santo passou a ser o período da indulgência solene concedida pelo Papa, originalmente a cada 50 anos, depois a cada 25, aos fiéis que vão a Roma e realizam determinadas práticas religiosas.


Leia também:

Inglaterra celebra 70 anos de reinado de Elizabeth II com Jubileu de Platina

Papa Francisco revela que foi alvo de tentativa de atentado em 2021


 Significado do Jubileu

O Pontífice apresentou uma reflexão sobre o significado do Jubileu 2025. “No Natal do Senhor, luz da luz, esperança inextinguível, nos preparamos para cruzar com fé a Porta Santa. Os passos do nosso caminho, são os passos de toda a Igreja, peregrina no mundo e testemunhas de paz”, declarou.

Logo em seguida, houve a proclamação de uma passagem do Evangelho de São João, na qual Jesus afirma: “Eu sou a Porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem” (Jo 10,9). Neste contexto, o gesto de entrar pela Porta Santa expressa o desejo de seguir e ser guiado por Cristo, manifestando a fé que todos os cristãos compartilham em Jesus.

Por fim, o Papa encaminhou-se até a Porta Santa e, após bater nela, a abriu. Antes de atravessar o limiar, deteve-se por um instante em oração, e enfim adentrou a Basílica de São Pedro, seguido por cardeais, bispos e alguns representantes do povo de Deus, oriundos de todos os continentes.

*Com informações do Vatican News