
Japão bate recorde de velocidade na internet; passo é importante para o futuro da conexão global

Por Ingrid Galvão | 13/07/25 às 20:00h
Um novo recorde global de velocidade na transmissão de dados foi atingido por pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (NICT), no Japão. Eles conseguiram enviar dados a uma taxa de 1,02 petabits por segundo (Pbps), o equivalente a mais de 125 terabytes por segundo o suficiente para transferir o catálogo inteiro da Netflix em menos de um segundo.
O mais impressionante é que essa velocidade foi mantida por uma distância de 1.808 km, superando marcas anteriores que só funcionavam em trechos muito menores. Para isso, os cientistas usaram uma fibra óptica com 19 núcleos em um único cabo e um sistema de amplificadores avançados, que garantem a qualidade do sinal ao longo de grandes distâncias.
Esse avanço pode trazer grandes mudanças na prática: ele permite transmissões simultâneas em altíssima resolução, melhora a troca de dados entre data centers no mundo todo e impulsiona redes que operam com inteligência artificial e computação em nuvem.
Leia mais:
Nasa oferece US$ 3 milhões para transformar fezes lunares em recurso útil
Galinha bota ovo em formato de meia-lua em sítio de MG
Internet e as tecnologias
Além da velocidade, outras tecnologias também estão evoluindo. O armazenamento de dados, por exemplo, já conta com SSDs de até 1 petabyte de capacidade, como o modelo E2. E na conexão móvel, roteadores 5G com bateria e tela sensível ao toque, como os da TP-Link, mostram que a mobilidade está acompanhando essa transformação.
Por outro lado, a expansão da capacidade de dados também traz desafios, como a segurança de cabos submarinos que podem ser danificados, como aconteceu recentemente na Finlândia e a proteção contra ataques cibernéticos.
Mesmo ainda em fase experimental, a meta do NICT é tornar essa tecnologia viável e acessível para operadoras e redes de grande escala. O feito mostra que o futuro da internet está mais perto do que nunca e em uma velocidade difícil de imaginar até pouco tempo atrás.
Leia mais em Mundo

Mundo
Bombeiros morrem com queimaduras graves durante combate à incêndios florestais na Espanha
14 de ago. de 2025

Mundo
Mar da Galileia fica vermelho e chama atenção de moradores em Israel
13 de ago. de 2025

Mundo
Panini de food truck causa surto de botulismo e mata duas pessoas na Itália
13 de ago. de 2025

Mundo
Estados Unidos anuncia revogação de vistos de servidores do governo brasileiro
13 de ago. de 2025

Mundo
Trump promete “consequências severas” à Rússia caso Putin não aceite cessar-fogo com a Ucrânia
13 de ago. de 2025

Mundo
VÍDEO: Tufão com ventos de até 191 km/h deixa desaparecido e 33 feridos em Taiwan
13 de ago. de 2025