O Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou, no sábado (07/12), um alerta para os brasileiros que vivem na Síria, pedindo que deixem o país. A recomendação ocorre em meio à intensificação do conflito no Oriente Médio, que já dura mais de uma década.
A guerra civil síria, em curso desde 2011, ganhou novos contornos após o avanço de grupos rebeldes islâmicos. Nos últimos dias, os rebeldes tomaram a cidade de Aleppo, expandindo seu controle para os subúrbios de Homs e, neste domingo (8), avançaram em direção à capital Damasco.
Em nota oficial, o Itamaraty reforçou a necessidade de que os brasileiros no país busquem a Embaixada em Damasco ou retornem ao Brasil o quanto antes. A nota também enfatiza a importância de consultar o portal consular para obter informações atualizadas sobre a situação no país.
Saiba mais:
- Rebeldes derrubam regime de Bashar al-Assad após 13 anos de guerra civil na Síria
- Líder de jihadistas está confiante e diz que regime de Assad na Síria está perto do fim
Leia a nota na íntegra:
O governo brasileiro acompanha, com preocupação, a escalada de hostilidades na Síria. Exorta todas as partes envolvidas a exercerem máxima contenção e a assegurarem a integridade da população e da infraestrutura civis.
O Brasil reitera a necessidade de pleno respeito ao direito internacional, inclusive ao direito internacional humanitário, bem como à unidade territorial síria e às resoluções pertinentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
O Brasil apoia os esforços para solução política e negociada do conflito na Síria, que respeitem a soberania e a integridade territorial do país.
O Itamaraty, por meio da Embaixada em Damasco, permanece monitorando a situação dos brasileiros na Síria. Não há registro de nacionais entre as vítimas das hostilidades. O Itamaraty insta a todos nacionais que se encontrem no país a que busquem sair da Síria. Recomenda-se também que os brasileiros consultem o alerta, atualizado, disponível no portal consular.
Em caso de emergência, o telefone de plantão da Embaixada em Damasco é: +963 933 213 438. O plantão consular do Itamaraty também permanece disponível no número +55 61 98260-0610 (inclusive WhatsApp).
Queda de Bashar al-Assad
Rebeldes liderados pelo grupo jihadista Hayat Tahrir Al-Sham (HTS) anunciaram a queda do regime de Bashar al-Assad e a capturada capital Damasco neste domingo (08/12). Com isso, encerra-se um governo que durou 24 anos, marcado por conflitos internos, a ascensão do Estado Islâmico e a devastação humanitária.
O paradeiro de Bashar al-Assad é desconhecido. Apesar do apoio militar recebido da Rússia e do Irã, o ex-presidente não conseguiu resistir à última ofensiva.
*Com informações da Agência Brasil e Metrópoles