Invasão alien? Nasa ativa protocolo de defesa planetário por causa de cometa

O cometa 3I/Atlas (Foto: NASA).
A Nasa ativou o protocolo de defesa planetária devido a comportamentos incomuns do cometa 3I/Atlas. A decisão foi motivada pela divulgação de um comunicado técnico do Minor Planet Center (MPC) de Harvard, que levantou preocupações a respeito do objeto.
No aviso, o MPC afirma que irá realizar um workshop para aprimoramento de técnicas de medição orbital, com foco no cometa 3I/Atlas. O objetivo é aprimorar as investigações dos atributos e comportamentos do corpo celeste, além de ser preparar para responder possíveis ameaças vindas do espaço.
Os treinamentos serão realizados de 27 de novembro a 27 de janeiro de 2026. Interessados em participar do evento devem se inscrever até 7 de novembro.
O MPC de Harvard é financiado pela NASA e coleta e calcula dados sobre cometas, asteroides e outros planetas menores.
Leia mais:
Bizarro: Médicos relatam caso raríssimo de homem com três pênis
OVNIs: entenda o que são os objetos que levantam suspeitas de alienígenas na Terra
Cometa: Sinal de alerta?
Detectado em junho pelo telescópio do projeto ATLAS e posteriormente confirmado pela Nasa em julho como um cometa, o 3I/Atlas tem mobilizado a comunidade científica pelo comportamento e composição química incomuns.
O corpo celeste é considerado o maior e mais antigo a passar próximo à Terra, podendo ser datado de até antes do nascimento do Sol. Ele é originário de um sistema estelar fora do nosso e ainda desconhecido. Por isso, ele é classificado como um cometa interestelar, e é apenas o terceiro objeto conhecido fora do Sistema Solar que passa perto do nosso espaço celeste.
As características incomuns do cometa levaram alguns cientistas a afirmar que o objeto pode ser uma nave alienígena. No entanto, a maioria dos especialistas refuta a ideia, destacando que o 3I/Atlas tem todas as características de um cometa e é apenas um exemplar mais veloz.
*Com informações de Metrópoles






