A imprensa internacional está repercutindo as explosões na Praça dos Três Poderes, em Brasília, que resultaram na morte do homem-bomba Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos. Vários veículos destacaram que o atentado aconteceu às vésperas do início da cúpula do G20, no Rio de Janeiro.
O jornal norte-americano The New York Times reportou que as explosões aconteceram nas proximidades do STF (Supremo Tribunal Federal) e que deixaram um morto. O jornal destaca que as autoridades policiais acreditavam que as explosões eram o resultado de um “bombardeio solitário” cometido pelo homem que morreu.
A matéria do NYT ainda informa que “muitos brasileiros de direita veem o Supremo como uma ameaça à democracia, argumentando que está perseguindo vozes conservadoras” e destacou que o ataque aconteceu pouco antes do início da cúpula do G20, no Rio de Janeiro.
O francês Le Monde noticiou: “Um homem com explosivos morre ao tentar entrar no STF”. O veículo destaca que o “incidente ocorreu antes da cúpula do G20 no Rio de Janeiro, que reunirá líderes do mundo todo”. O Le Monde ainda relembrou os atos terroristas de 8 de janeiro de 2023, na mesma área.
Leia mais:
PF investiga explosões na Praça dos Três Poderes em Brasília
VÍDEO: Veja momento em que homem-bomba explode na Praça dos Três Poderes
O espanhol El País noticiou que “duas explosões com um morto” deixaram o “coração político do Brasil em alerta máximo”. A matéria ainda destacou a proximidade da cúpula do G20 e relembrou o ataques de 8 de janeiro. O texto diz:
“Imagens da Praça dos Três Poderes rodaram o mundo quando uma multidão de seguidores do ex-presidente Bolsonaro invadiu à força as sedes do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. Mais de 200 extremistas que participaram do ataque foram julgados e condenados a longas penas por tentativa de golpe de Estado, entre outros crimes”.
O argentino La Nación noticiou que houve uma “forte operação” após as explosões na Praça dos Três Poderes que deixaram um morto e destacou: “Explosões no Supremo Tribunal Federal do Brasil: pessoa que morreu vestia uma roupa em referência ao Coringa”.
O inglês The Guardian destacou, já na manchete, que um “homem morre após explosões em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) antes do G20”.
O alemão Deutsche Welle afirmou que “explosões foram ouvidas do lado de fora do Supremo Tribunal Federal e que um homem se matou com uma bomba” depois de tentar entrar no prédio, sem sucesso. O jornal também disse:
“Nos últimos anos, o Supremo Tribunal Federal se tornou alvo de ameaças de grupos de extrema direita e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro devido aos seus esforços para coibir a disseminação de desinformação”.
A rede Al Jazeera, do Catar, ressaltou que uma pessoa morreu após explosões ocorridas nas proximidades do STF. O portal destacou que, após o incidente, os chefes dos três Poderes mantiveram contato.
*Com informações de Metrópoles