Edan Alexander, de 21 anos, foi libertado pelo Hamas nesta segunda-feira (12/5). O jovem foi sequestrado pelo grupo terrorista em 7 de outubro de 2023. Segundo as Forças de Defesa de Israel, ele foi entregue à Cruz Vermelha — organização humanitária neutra e independente — em Gaza.
Khalil al-Hayya, chefe do Hamas, disse em nota, que, “como parte dos esforços enviados pelos irmãos mediadores para alcançar um cessar-fogo, o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) tem mantido contato com o governo dos EUA nos últimos dias, demonstrando um alto nível de positividade, e irá libertar o soldado israelense com dupla cidadania americana Edan Alexander como parte das medidas tomadas para um cessar-fogo, reabrir as fronteiras e entregar ajuda e alívio ao nosso povo na Faixa de Gaza”.
Trump comenta libertação
Nas redes sociais, o presidente dos EUA, Donald Trump fez uma postagem comentando a libertação do refém.
“Estou feliz em anunciar que Edan Alexander, um cidadão americano que foi mantido como refém desde outubro de 2023, está voltando para sua família. Sou grato a todos os envolvidos em tornar esta notícia monumental realidade. Este foi um passo dado de boa-fé em direção aos Estados Unidos e aos esforços dos mediadores — Catar e Egito — para pôr fim a esta guerra brutal e devolver todos os reféns vivos e permanecer com seus entes queridos. Esperançosamente, este é o primeiro desses passos finais necessários para acabar com este conflito brutal. Aguardo ansiosamente esse dia de celebração”, escreveu.
Em uma foto divulgada pela Casa Branca, o jovem Edan aparece um com cartaz de agradecimento ao presidente. Veja:

De volta à casa
A libertação do jovem foi registrada e emocionou muita gente. Veja:
Reféns do Hamas
O governo israelense afirmou que das 251 pessoas sequestradas em Israel nos ataques de 7 de outubro, 58 continuam em cativeiro em Gaza, incluídas 34 declaradas mortas pelo Exército israelense.
Leia também:
“Libertem os reféns ou acabou para vocês”: Trump dá ultimato ao Hamas
ASSUSTADOR: Tubarão engole câmera das mãos de brasileira nas Bahamas; Veja o vídeo
Sobre Edan

Edan foi criado em Nova Jersey, nos Estados Unidos, e se mudou para Israel com 18 anos para servir nas forças de defesa do país. Ele estava prestando serviço militar em uma base próxima à fronteira de Gaza quando foi capturado pelo Hamas.
*com informações do Metrópoles