Hoje a Rússia decidiu bloquear o Facebook em todo o país. A medida foi anunciada pelo Kremlin, a sede do governo russo, e se deveu a uma presumida “discriminação contra a mídia russa” realizada pela Meta, empresa controladora da rede social.
Leia mais:
Veja vídeo “Agora! Rússia incendeia central nuclear na Ucrânia”! diz o presidente ucraniano
Ucrânia e Rússia concordam com corredores humanitários e nova rodada de negociações
No seu comunicado, o regulador de comunicações da Rússia, o Roskomnadzor, escreveu:
“Desde outubro de 2020, 26 casos de discriminação contra a mídia russa e recursos de informação pelo Facebook foram registrados. Nos últimos dias, a rede social restringiu o acesso a contas: o canal de TV Zvezda, a agência de notícias RIA Novosti, Sputnik, Russia Today, os recursos de informação Lenta.ru e Gazeta.ru”.
O governo russo alega que restrições como essa são proibidas por lei federal do país. Nos últimos dias o Facebook tinha decidido por parar de monetizar conteúdos do RT (Russia Today) e da Sputnik. A plataforma também proibiu a mídia estatal russa de veicular anúncios para usuários em qualquer lugar do mundo.
Na madrugada de ontem, usuários já começaram a reportar dificuldades para acessar o Facebook. O meio de comunicação independente local Meduza, as estações Deutsche Welle e Radio Free Europe/Radio Liberty, e o serviço de língua russa da BBC também começaram a apresentar instabilidades.
Com informações de G1 e UOL.