As Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram na madrugada deste sábado (26/10) a conclusão de uma ofensiva com “ataques precisos e direcionados” contra alvos militares iranianos em várias regiões do país, iniciados na noite de sexta (25).
Segundo comunicado oficial, a operação foi finalizada “com sucesso”, e todas as aeronaves israelenses retornaram ao país.
“Há pouco tempo, a FDI concluiu ataques precisos e direcionados contra alvos militares em várias áreas do Irã. Nossos aviões retornaram para casa em segurança. O ataque retaliatório foi concluído e a missão foi cumprida”, destacou o comunicado.
A FDI também deixou claro que, caso o Irã adote novas ações contra Israel, o país está preparado para uma resposta imediata e vigorosa.
“A nossa mensagem é clara: todos aqueles que ameaçam o Estado de Israel e procuram arrastar a região para uma escalada mais ampla pagarão um preço elevado”. O comunicado acrescenta ainda que Israel está “preparado – no ataque e na defesa – para defender o Estado de Israel e o povo de Israel”.
O ataque ocorre após um período de tensões entre Israel e Irã, agravadas por bombardeios iranianos realizados contra o território israelense no início deste mês.
Leia mais:
Israel encontra bunker do Hezbollah embaixo de hospital, com US$ 500 milhões e ouro guardados
Drone é lançado em direção à casa de férias do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu
Ataque de Israel contra o Irã
A operação conduzida nesta sexta-feira envolveu bombardeios sobre instalações militares e de fabricação de mísseis no Irã, consideradas por Israel como pontos de origem de mísseis disparados contra seu território nos últimos meses.
Segundo as FDI, a Força Aérea Israelense também mirou em conjuntos de mísseis terra-ar e em sistemas de defesa aérea que o Irã teria posicionado estrategicamente para restringir a liberdade de operação de Israel no espaço aéreo da região.
“O Irã disparou centenas de mísseis diretamente contra o Estado de Israel durante dois ataques em abril e outubro, e financia e direciona atividades terroristas por meio de seus representantes terroristas em todo o Oriente Médio, a fim de atacar o Estado de Israel e seus cidadãos”, afirmou o comunicado israelense.
*Com informações do Metrópoles