Fernanda Torres foi premiada no Satellite Awards como Melhor Atriz em Filme de Drama por sua atuação em Ainda Estou Aqui, uma produção original da Globoplay. A cerimônia ocorreu no domingo (26/1) e aumentou as expectativas dos brasileiros sobre a possível vitória da atriz na maior premiação do cinema, o Oscar.
A atriz disputou o prêmio com nomes de peso como Angelina Jolie (Maria), Lily-Rose Depp (Nosferatu), Nicole Kidman (Babygirl), Saoirse Ronan (The Outrun) e Tilda Swinton (O Quarto ao Lado).
O Satellite Awards
O Satellite Awards, organizado pela International Press Academy (IPA), reconhece anualmente contribuições notáveis nas áreas de cinema, TV e novas mídias.
Os prêmios de Fernanda Torres
Fernanda Torres já havia conquistado o Globo de Ouro em janeiro, tornando-se a primeira brasileira a vencer na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama. Ela agora está indicada ao Oscar 2025, também por Ainda Estou Aqui, que obteve indicações inéditas para o Brasil, tanto como Melhor Filme quanto Melhor Filme Internacional.
A competição para o prêmio de Melhor Atriz promete ser intensa, com Fernanda concorrendo ao lado de Demi Moore (A Substância), Mikey Madison (Anora), Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez) e Cynthia Erivo (Wicked). A cerimônia do Oscar ocorrerá em 2 de março, em Los Angeles.
Leia também:
Em Manaus, Blocos de Carnaval e filme “Ainda Estou Aqui” são opções para o fim de semana
“Ainda estou aqui”, tem melhor avaliação entre as produções da mesma categoria no Oscar
Sobre “Ainda estou aqui”
“Ainda Estou Aqui” é baseado no livro homônimo do autor Marcelo Rubens Paiva, e inspirado na história real da sua mãe Eunice Paiva, que passou 40 anos procurando a verdade sobre seu marido desaparecido, o engenheiro e ex-deputado Rubens (interpretado por Selton Mello), que sumiu durante o período da ditadura militar. As atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro interpretam Eunice em diferentes idades. O filme é dirigido por Walter Salles (“Central do Brasil”, “Diários de Motocicleta”).
O filme se tornou a maior bilheteria do cinema brasileiro no período pós-pandemia: Ainda em cartaz nas salas, “Ainda Estou Aqui” chegou a marca de R$ 47,5 milhões em bilheteria neste começo de dezembro.