Com a preocupação de consumidores americanos, que abriram um importante debate nas redes sociais sobre o material utilizado em copos térmicos da marca Stanley, após usuários utilizarem de testes rápidos que, supostamente, detectaram a presença de chumbo nos produtos, a empresa fabricante da marca confirmou os resultados.
A fabricante se manifestou por meio de nota e diz que os copos Stanley têm, de fato, chumbo em sua composição. A explicação do uso do metal é que o material veda a base do copo, mas, é um revestimento de aço inoxidável e impede o contato direto com o consumidor.
“A Stanley esclarece que não há chumbo em parte alguma da superfície de seus produtos que entre em contato com o consumidor, ou com líquidos e alimentos que estejam sendo consumido”, diz a empresa.
A empresa afirma que o material de vedação conserva a temperatura e a inclusão do chumbo na composição assegurar o isolamento, inclusive se tornando inaccessível aos consumidores.
Leia mais:
VÍDEO: Britânico morre após paraquedas falhar em salto de prédio de 29 andares, na Tailândia
Mediadores fazem mais uma tentativa de trégua entre Israel e Hamas, na França
A empresa acrescenta que “na rara ocorrência desta tampa de inox se soltar, devido a algum caso extremo, possivelmente expondo o selante, este continuará sem contato com o conteúdo ou com o usuário”.
O chumbo é um metal tóxico que pode ser absorvido pelo corpo após a inalação de partículas finas ou vapores, ou após a ingestão de compostos solúveis. Segundo o Ministério da Saúde, não há nível de exposição que seja conhecido como isento de efeitos nocivos.
*com informações Folha de S. Paulo