O ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, de 88 anos, anunciou nesta segunda-feira (29/4) que está com um tumor no esôfago. O ex-mandatário disse que o órgão está “muito comprometido”.
O comunicado foi feito pelo próprio Mujica em uma entrevista coletiva. Ele revelou ainda que o diagnóstico foi feito na última semana durante exames de rotina.
“Tenho que informar a vocês que, na última sexta-feira, ao fazer um check-up, descobriu-se que tenho um tumor no esôfago, que é algo muito comprometido”, disse Mujica.
Ele disse que seu caso é “duplamente complexo, porque eu já sofro de uma doença imunológica há mais de 20 anos que afetou, entre outras coisas, meus rins, o que cria dificuldades óbvias para técnicas de quimioterapia e uma cirurgia”.
Leia também:
Uruguaio procurado pela Interpol é preso no Rio de Janeiro
Cirurgião de 56 anos morre ao tentar atravessar rio que liga o Uruguai à Argentina
Considerado um dos principais nomes da esquerda da América Latina, Mujica foi presidente do Uruguai entre 2010 e 2015. Desde então, ele se elegeu duas vezes para o Senado uruguaio, mas deixou o cargo em 2020, por conta da pandemia da Covid-19.
Antes da sua carreira política, Mujica fez parte do Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros, que realizava operações de guerrilha contra a ditadura no Uruguai.
*Com informações CNN