25.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

EUA se opõem a “reconhecimento unilateral” da Palestina como Estado

Publicado em:

- Anúncio -

Nesta quarta (22/5), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se pronunciou sobre a questão do reconhecimento de um Estado palestino. O tema voltou à tona após três países europeus, a Noruega, a Irlanda e a Espanha, anunciarem hoje que vão reconhecer a independência e a existência do Estado palestino.

Os EUA é aliado histórico de Israel, atualmente em guerra contra o grupo palestino Hamas. Biden fez o seu pronunciamento por meio de um porta-voz da Casa Branca, e mais uma vez demonstrou ser contra o reconhecimento. O porta-voz declarou:

“Um Estado da Palestina deve ser constituído através de negociações diretas entre as partes, e não por um reconhecimento unilateral”.


Leia mais:

Irlanda, Noruega e Espanha reconhecem Estado palestino; Israel retira seus diplomatas dos países

Tripulação de navio que derrubou ponte nos EUA está presa desde março na embarcação


Outro que também se pronunciou sobre a questão foi Michael Roth, presidente do Comitê de Assuntos Exteriores da Alemanha, que questionou a medida dos três países. Ele declarou no seu X (ex-Twitter):

“Não estou convencido de que o reconhecimento da Palestina como um Estado soberano seja uma medida apropriada depois dos horríveis massacres do Hamas em 7 de Outubro do ano passado”.

Ao anunciar sua decisão diante do Parlamento em Madrid, o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, afirmou o seguinte:

“Há muitos, muitos meses, os 27 Estados-membros [da União Europeia] pediram um cessar-fogo em Gaza e reiteraram seu apoio à solução de dois Estados, o israelense e o palestino, mas devemos ser sinceros e reconhecer que não é suficiente. Chegou o momento de passar das palavras à ação, de dizer aos milhões de palestinos inocentes que sofrem que estamos com eles, que há esperança”.

Israel rapidamente respondeu e convocou seus embaixadores nos três países para consultas.

Esta é a segunda medida de impacto mundial a colocar pressão sobre o governo de Benjamin Netanyahu nos últimos dias: No começo da semana, a procuradoria do Tribunal Penal Internacional divulgou o pedido para que os juízes considerem uma ordem internacional de prisão contra o primeiro-ministro de Israel, por crimes de guerra e contra a humanidade em Gaza.

*Com informações do UOL.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Fucapi
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -