Foi após uma coletiva de imprensa, no domingo (7/1), que a presidente do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB, na sigla em inglês), Jennifer Homendy, retornou para anunciar que uma das portas de um avião da Alaska Airlines ter se soltado durante um voo, na última sexta-feira (5/1), havia sido encontrada.
“Estou entusiasmada em anunciar que encontramos a tampa da porta”, afirmou Homendy.
Segundo a presidente da NTSB, um homem, identificado apenas como Bob, um professor, mandou fotos e disse ter encontrado o objeto no quintal de sua casa.
“Vamos pegar isso e garantir que começaremos a analisá-lo”, disse.
Homendy declarou que fez questão de agradecer a ele e confirmou que dois telefones celulares também foram encontrados em outro quintal e na beira de uma estrada.
Ainda segundo a presidente do Conselho, o acidente a bordo do voo 1282 da Alaska Airlines teve o primeiro dia completo de investigações no domingo (7/1), mas com alguns obstáculos. Um deles era exatamente o objeto que ainda não havia sido encontrado.
A gravação da cabine do avião, havia sido perdida também, porque uma outra mensagem já havia sido gravada por cima.
“Infelizmente, isso é uma perda para nós porque essa informação é fundamental, não apenas para nossa investigação, mas para melhorar a segurança da aviação”, analisou Homendy.
“Não consigo enfatizar o suficiente o quão importante isso é para a segurança”, considerou.
De acordo com Homendy, a tripulação do Boeing 737 Max 9, que saiu de Portland, no Oregon, e ia para Ontario, na Califórnia, ouviu um estrondo na hora. Depois, a cabine acabou rapidamente despressurizada. Simultaneamente, o comandante teve problemas com o fone de ouvido e só conseguiu se comunicar com passageiros por meio de um alto-falante.
Leia mais:
VÍDEO: Voo é interrompido após parte do avião cair, nos EUA
Austrália proíbe gestos nazistas e comércio de símbolos associados ao terrorismo
Vários objetos caíram, inclusive dois assentos, que não estavam ocupados. Um comissário fez três tentativas de fechar o buraco, mas não conseguiu. Mesmo assim, Homendy elogiou as ações da tripulação:
“As ações da tripulação de voo foram realmente incríveis”, comentou.
Suspensões e investigações
Cerca de 171 aviões foram paralisados da Alaska Airlines, em todo o mundo, inclusive no Brasil, pela Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA, que ordenou que os voos de alguns aviões Boeing 737 Max 9, o modelo usado do incidente, fossem suspensos.
A Federação também proibiu a companhia de fazer voos de longa duração sobre a água e investigadores agora analisam como o plugue da porta foi fechado antes de explodir para fora do avião.
Eles também vão estudar todos os alertas de pressurização do ar que dispararam no avião em voos anteriores.
*com informações Metrópoles