As Forças militares dos EUA informaram nesta quinta-feira (1º/2) uma ação de autodefesa em uma estação de controle terrestre que derrubou 10 drones que foram condicionados ao rebeldes Houthi, apoiadores do Hamas.
O Comando Central (Centcom) dos EUA relatou que os alvos “representavam uma ameaça iminente aos navios mercantes e aos navios da Marinha dos EUA na região”.
De acordo com o Centcom, os EUA identificaram uma estação de controle terrestre de UAV (aeronaves que podem voar sem a necessidade de um humano a bordo) e vários UAVs nas áreas controladas pelos Houthi no Iêmen.
Leia mais:
Hamas negocia cessar-fogo com Israel, diz líder do grupo
Homem é preso nos EUA por mostrar cabeça decapitada de seu pai na internet
Como resultado, segundo o Centcom, as forças dos EUA atingiram e destruíram a estação de drones que foram atingidos em legítima defesa, disse o comunicado. Confira:
[pdfjs-viewer url=”https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2024/02/Centcom.pdf” attachment_id=”264871″ viewer_width=100% viewer_height=800px fullscreen=true download=true print=true]
“Esta ação protegerá a liberdade de navegação e tornará as águas internacionais mais seguras e protegidas para os navios e navios mercantes da Marinha dos EUA”, disse o Centcom ao anunciar a notícia.
Houve mais de 150 ataques com foguetes e drones contra bases dos EUA no Iraque e na Síria desde meados de Outubro, realizados por milícias apoiadas pelo Irão, que alegam apoiar os palestinianos na guerra Israel-Hamas em Gaza.
*com informações ABC News