Um novo estudo da renomada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, apontou que o arroz branco pode ser muito prejudicial para quem tem diabetes e o feito tem assustado a população.
O estudo foi dividido em quatro grupos que examinaram diferentes pessoas na Ásia e no Ocidente. Na pesquisa eles descobriram que asiáticos que consomem alto nível de arroz branco, tem 55% mais chances de desenvolver diabetes tipo 2 do que aqueles com abaixo consumo. Por outro lado, o consumo na população ocidental o aumento no risco é menor, apenas 12%.
“Uma porção de arroz branco tem praticamente o mesmo impacto que consumir açúcar de mesa puro. Causa um aumento rápido e alto no açúcar no sangue. Optar por fontes saudáveis de carboidratos pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e o peso. Além disso, está relacionado com um menor risco de doenças cardíacas e de certos tipos de cancro”, diz o artigo.
Leia mais:
Energia nuclear é necessária para reduzir as emissões de carbono
Rihanna prepara turnê milionária e lançamento de dois álbuns, diz jornal inglês
Para cada porção diária extra de arroz branco, o risco de diabetes tipo 2 aumenta em 11%. A diabetes tipo 2 é uma condição em que o corpo não consegue usar a insulina de maneira eficaz para controlar os níveis de glicose no sangue. A insulina é uma hormona que ajuda as células a absorverem a glicose para usá-la como fonte de energia.
Substitutos para o arroz branco
Importante fonte de carboidratos, fibras, vitaminas e sais minerais, o arroz branco pode ser substituído por alguns alimentos que podem fornecer energia e nutrientes essenciais para o nosso organismo. Listamos alguns desses alimentos abaixo:
- Quinoa;
- Aveia;
- Trigo integral (cuscuz);
- Canjica salgada;
- Milho (grãos e farinha);
- Soja;
- Cevada;
- Batata (baroa, doce, inglesa e yacon);
- Arroz de “brócolis” ou “couve-flor” (legumes triturados no processador);
- Macarrão integral.