Na Espanha, os irmãos Ana e Daniel Parra deram início a uma campanha para alterar uma lei do país que os impede de oficializar seu casamento. Eles vivem juntos e já têm dois filhos, um de 5 anos e outro de 3.
Ana e Daniel são irmãos por parte de pai, e passaram a infância sem conviverem. Quando Ana completou 20 anos, ela decidiu procurar seu progenitor e descobriu que ele tinha outro filho, que era um adolescente de 17 anos na época.
Leia mais:
Espanha aprova lei pioneira de licença menstrual na Europa
Mulher descobre agulha e linha dentro do corpo, 11 anos após cirurgia
Os dois moravam em Barcelona. Ela entrou em contato com Daniel usando um perfil falso no Facebook, e com o tempo revelou sua identidade a ele. Eles se encontraram, ficaram amigos e com o tempo, deram início a um relacionamento.
Ana e Daniel são reconhecidos em registro civil como pais das crianças, após uma alteração na legislação espanhola em 2012 que reconhece filhos frutos de relações incestuosas. No entanto, pela legislação espanhola irmãos não podem se casar oficialmente. Eles estão trabalhando para mudar essa lei e afirmam que têm direito de se unirem formalmente em matrimônio.
Ana disse:
“As sociedades devem avançar e não se ancorar em tradicionalismos. Os homossexuais também eram proibidos de se casar, e agora podem. Nós nos amamos e é isso o que deveria prevalecer, nós não fazemos mal a ninguém”.