O presidente russo Vladimir Putin se encontrou para conversas nesta terça-feira (22/10), com a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff, que está em Kazan para a cúpula dos Brics sediada pela Rússia.
“Eu espero que possamos ter uma expansão maior dos países Brics para os países do Sul Global, e que possamos definir os novos rumos que devemos trilhar nos próximos anos”, disse Rousseff.
A 16ª Cúpula do Brics começou oficialmente nesta terça reunindo o maior número de líderes de todas as edições anteriores. É a primeira cúpula no formato estendido do grupo, após o ingresso do Egito, Etiópia, Irã, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.
Putin enfatizou a importância de acordos financeiros entre os países dos Brics em moedas locais, dizendo que isso ajuda a minimizar os riscos geopolíticos e a libertar o desenvolvimento econômico da política.
“O aumento dos pagamentos em moedas locais permite reduzir os pagamentos do serviço da dívida, aumentar a independência dos países membros do Brics e minimizar os riscos geopolíticos e, na medida do possível no mundo de hoje, libertar o desenvolvimento econômico da política”, disse Putin.
Saiba mais:
Governo brasileiro envia 6,3 toneladas de medicamentos ao Líbano diante de conflitos
Lula cumpre agenda no Palácio da Alvorada após cair no banheiro e bater a cabeça
O Novo Banco de Desenvolvimento foi estabelecido em 2015 pelos países dos Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul para mobilizar recursos para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável em mercados emergentes e países em desenvolvimento do Sul Global.
*Com informações de Brasil de Fato