O empresário Elon Musk anunciou no sábado (5/7) a criação do Partido da América, legenda que já começou a gerar repercussão política nos Estados Unidos. A iniciativa foi divulgada por meio do perfil oficial do partido no X (antigo Twitter), rede social da qual o próprio Musk é proprietário.

A conta do Partido da América fez críticas diretas ao slogan “Make America Great Again” (MAGA), associado ao ex-presidente e atual candidato republicano Donald Trump. Em publicação feita nesse domingo (6), o perfil classificou o slogan como “coisa do passado”.
O partido também se posicionou contra a chamada “cultura woke”, apontando que ela seria apenas uma distração. “O futuro está no caminho do meio”, escreveu a conta, ao reforçar o posicionamento político da legenda. “O Partido da América é o partido da maioria do meio”, afirmou o texto.

Saiba mais:
- EUA: Trump visita prisão “Alcatraz dos Jacarés” para abrigar imigrantes ilegais
- Trump volta a alfinetar Musk ao dizer que “não sabe se deportará” o bilionário e “dará uma olhada”; veja
Apesar do anúncio feito por Musk, ainda não está claro se o partido foi oficialmente registrado nas instâncias legais e eleitorais dos Estados Unidos. Até o momento, não há confirmação da formalização junto à Comissão Eleitoral Federal (FEC, na sigla em inglês).
Mesmo assim, a legenda tem demonstrado forte presença nas redes sociais. O perfil oficial do Partido da América no X já conta com 215 mil seguidores, segundo dados das 19h24 (horário de Brasília) de sábado, 5 de julho de 2025.