
Eleições na Bolívia: explosão é registrada em centro eleitoral de candidato à presidência

Uma explosão foi registrada neste domingo (17/8), em Cochabamba, no centro eleitoral onde vota o presidente do Senado e candidato à presidência da Bolívia, Andrónico Rodríguez. O episódio não deixou feridos nem danos materiais, e a votação seguiu normalmente.
De acordo com autoridades locais, a detonação ocorreu na parte posterior do colégio eleitoral, localizado no município de Entre Ríos, informou a CNN. O promotor do Ministério Público de Cochabamba, Juan Carlos Campero, confirmou que equipes policiais foram acionadas para investigar o caso.
O ministro de Governo, Roberto Ríos, confirmou o episódio e disse que equipes policiais trabalham para identificar e validar as informações sobre o ocorrido. “A polícia está trabalhando neste momento para identificar e confirmar a informação sobre um artefato explosivo que teria sido detonado”, disse o ministro.
A vice-ministra da Segurança, Carola Arraya, classificou a explosão como uma tentativa de intimidação. “Lamentavelmente, são formas de atentado, de amedrontamento nessa jornada eleitoral”, declarou. Segundo ela, a polícia permanece no local para coletar informações, proteger o material eleitoral e garantir a continuidade da votação.
Mesmo após a ocorrência, Rodríguez compareceu ao colégio para registrar seu voto. No entanto, o clima se acirrou e resultou em confrontos entre apoiadores e opositores do candidato, com pedras sendo arremessadas, conforme noticiou a imprensa boliviana.
Leia mais:
Bolivianos vão às urnas neste domingo em eleição decisiva para o futuro da esquerda no país
Alfredo Nascimento anuncia encontro nacional do PL em Brasília visando as eleições de 2026
Ex-aliado de Evo Morales, Rodríguez, hoje candidato pela coalizão Alianza Popular, rompeu com o ex-presidente ao não chegar a um acordo dentro do MAS (Movimento ao Socialismo). Na disputa, ele enfrenta Eduardo del Castillo, ex-ministro do presidente Luis Arce e atual nome do MAS. Morales, impedido pela Justiça de concorrer novamente, orientou sua base a anular os votos nestas eleições.
Segundo pesquisa Atlas Intel, Andrónico aparece em terceiro lugar na corrida presidencial, com 11,4% das intenções de voto. Ele está atrás do ex-presidente Jorge “Tuto” Quiroga (22,3%) e de Samuel Doria Medina (18%). O levantamento aponta ainda que votos nulos ou em branco somam 14,6%, superando o desempenho atual do candidato da Alianza Popular.