Nova pesquisa de intenção de votos realizada em 21 e 22 de julho, conduzida após a desistência de Joe Biden da corrida eleitoral pela Presidência dos Estados Unidos, mostra a vice-presidente Kamala Harris — favorita a assumir a candidatura democrata — tecnicamente empatada com o republicano Donald Trump.
A pesquisa, divulgada na segunda-feira (22/7), foi realizada pelo ‘Morning Consult’ e entrevistou 900 eleitores democratas. Ela mostra Trump com 47% das intenções de voto, e Kamala com 45%.
A margem de erro do estudo é de 3 pontos percentuais, isso significa que a porcentagem de Trump pode flutuar entre 44% e 50%, e a de Kamala entre 42% e 48% –por isso o empate técnico.
Leia mais:
Quem é Kamala Harris, indicada por Biden após desistir da reeleição nos EUA
Também averiguado outros nomes fortes do Partido Democrata que poderiam emplacar uma candidatura, como Pete Buttigieg, Gavin Newsom e Gretchen Whitmer: eles conseguiriam 39% dos votos contra 47% de Trump. Os três já declararam publicamente apoio à vice-presidente.
Os dados confirmam Kamala Harris como o nome mais forte dos democratas para enfrentar Trump nas eleições de novembro. O levantamento mostrou também que 65% dos eleitores democratas apoiam Kamala para liderar a chapa do partido no lugar de Biden. Segundo o instituto, o número de apoiadores dessa questão mais do que dobrou em relação ao fim do mês passado, após o primeiro debate presidencial.
Uma pesquisa anterior, da Ipsos, divulgada em 3 de julho, também mostrava Trump em empate técnico com Kamala, em cenário hipotético de candidatura da vice-presidente.
O nome de Kamala deverá ser ratificado na convenção nacional do Partido Democrata, que acontece entre 19 e 22 de agosto. Ela, no entanto, já deu largada na campanha: em discursos na segunda (22), ela enalteceu o presidente Biden e afrontou Trump.
Com informações de Metrópoles e G1.