Eleição em Nova York testa o poder de Trump, que chama candidato favorito de “comunista”

Donald Trump em entrevista ao 60 Minutes (Foto: CBS 60 Minutes).
Acontece nesta terça (4/11) a eleição para prefeito de Nova York, e o presidente Donald Trump aproveitou para criticar o candidato Zohran Mamdani, do partido democrata e líder nas pesquisas.
Trump chegou a chamar Mamdani de “comunista” e ameaçou suspender o envio de verbas para a cidade caso ele seja vitorioso no pleito. Em entrevista ao programa de TV 60 Minutes, o presidente declarou:
“Se você tem um comunista governando Nova York, tudo o que você está fazendo é desperdiçar o dinheiro que está enviando para lá”.
Na mesma entrevista, Trump declarou apoio a Andrew Cuomo, com quem já teve desavenças no passado. Ele disse que é preciso que os eleitores votem em Cuomo para evitar a vitória de Mamdani:
“Só vai piorar com um comunista no comando, e eu não quero, como presidente, desperdiçar bom dinheiro em uma má administração. Nova York será um desastre econômico e social completo e total se Mamdani vencer”.
Durante a pandemia, Cuomo frequentemente criticava Trump pela forma como o presidente lidava com a crise sanitária. Ele é um ex-governador do estado de Nova York e se lançou como candidato independente depois de deixar o partido democrata após perder as primárias para Mamdani.
Leia mais:
Trump afirma que governo Maduro na Venezuela pode estar “chegando ao fim”; veja
Foto com Trump supera a de Lula de sunga e bate recorde de engajamento, diz pesquisa
As pesquisas mais recentes colocam o democrata Mamdani na frente, com Cuomo em segundo lugar na eleição. Caso ganhe a disputa, Mamdani se tornará o primeiro prefeito muçulmano da maior cidade dos Estados Unidos.
Suas propostas de governo envolvem gratuidade em ônibus e congelamento do preço de aluguéis. Mamdani também obteve apoio ao defender creches gratuitas na cidade e a criação de uma rede de supermercados municipal, para diminuir o valor dos alimentos.
*Com informações de UOL






