Eleição no Chile: Jeannette Jara enfrenta José Antônio Kast no segundo turno

Os candidatos Jeannette Jara (Partido Comunista) e José Antônio Kast (Partido Republicano) vão disputar o segundo turno das eleições presidenciais do Chile, em 14 de dezembro. O primeiro turno, realizado neste domingo (16/11), definiu a disputa, que será travada entre uma candidata de esquerda e um ultradireitista.
Ainda durante a apuração, Boric confirmou que ambos avançariam para a votação final em 14 de dezembro, enquanto o candidato de extrema direita Johannes Kaiser declarou apoio a Kast.
Com 71,16% dos votos apurados o serviço eleitoral já apontava segundo turno entre Jeannette Jara, do Partido Comunista, apoiada pelo presidente Gabriel Boric, e José Antonio Kast, da ala de extrema direita do Partido Republicano.
Com 94,59% dos votos apurados, Jara tinha 26,76% e Kast, 24,05%.
Saiba mais:
Ministério da Educação faz balanço do Enem, que teve quase 30% de faltosos
Você conhece o ariá, ‘batatinha’ amazônica servida nos restaurantes da COP30?
Campanha acirrada no primeiro turno
A segurança pública domina o debate eleitoral em meio ao avanço da criminalidade e à crescente preocupação com a imigração. Neste domingo, Jara criticou seus rivais por “exacerbar o medo”. Isso não “serve para governar um país […] é preciso ter capacidade de realizar acordos, ter capacidade de diálogo”, disse ela após votar em Santiago.






