Bomba da Segunda Guerra força evacuação de 21 mil pessoas na Alemanha

Foto: Divulgação
Uma bomba da Segunda Guerra Mundial encontrada em uma área residencial de Nurembergue, no sul da Alemanha, provocou a evacuação de 21 mil pessoas neste sábado (15/11). O artefato, pesando cerca de 450 quilos, foi desativado com sucesso durante a madrugada por uma equipe especializada.
A operação mobilizou três especialistas em remoção de explosivos, que trabalharam por cerca de uma hora até desabilitar o mecanismo da bomba. Com a remoção concluída, os moradores puderam retornar às suas casas.
Antes da ação, um raio de 800 metros ao redor do local da descoberta, na Rua Avenarius, no distrito de Grossreuth, foi isolado. Ruas, linhas de trem e toda a circulação local foram interrompidas. Veículos com alto-falantes percorreram a região avisando sobre a necessidade de evacuação.
Para acomodar os moradores, ônibus foram disponibilizados e um centro de atendimento foi instalado no Berliner Platz. As autoridades orientaram que quem pudesse buscasse abrigo com amigos ou familiares.
A megaoperação mobilizou quase 500 bombeiros, 250 voluntários de resgate, 60 agentes da proteção civil (THW) e mais de 100 policiais, tornando-se a maior evacuação da história recente de Nurembergue por causa de artefatos explosivos da guerra.
Saiba mais:
Advogado é morto a facada por cliente dentro do próprio escritório em MG
Descobertas desse tipo são frequentes na Alemanha. Só em 2024, cidades como Berlim, Dresden e Colônia já tiveram que esvaziar bairros inteiros para remoção de bombas antigas. Em Brandemburgo, especialistas recolheram dezenas de milhares de artefatos bélicos neste ano, entre bombas, granadas e munições.
O problema também atinge países vizinhos como França, Bélgica, Itália e Reino Unido, onde explosivos das duas Guerras Mundiais continuam sendo encontrados, especialmente em áreas com grande atividade militar histórica.
*Com informações de DW e Band.com






