As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Família do jornalista Dom Phillips vai publicar seu livro póstumo sobre a Amazônia

02/06/23 às 16:49h
Família do jornalista Dom Phillips vai publicar seu livro póstumo sobre a Amazônia

O jornalista inglês Dom Phillips (Foto: Getty Images).

A família e ex-colegas do jornalista inglês Dom Phillips, assassinado na região do Vale do Javari, no Amazonas, afirmou hoje, 2, que pretende terminar e publicar o livro sobre a preservação da Amazônia no qual Phillips trabalhava antes de morrer.

O livro “How to Save the Amazon: Ask the People Who Know” (Como Salvar a Amazônia: Pergunte a Quem Sabe, em tradução livre) será publicado pela Manilla Press, que pertence à editora Bonner Books. Será lançada uma campanha de arrecadação de fundos para completar o trabalho no livro. Phillips tinha concluído apenas metade do livro quando foi morto.


Leia mais:

PF indicia ex-presidente da Funai por omissão no caso Bruno e Dom

Caso Bruno e Dom: Em audiência, dois dos três réus confessam crime


Dentre os colaboradores que vão ajudar a terminar a obra estão jornalistas que trabalham para a revista The New Yorker, o jornal The Guardian e o site The Intercept Brasil. Eles usarão notas e transcrições de entrevistas feitas por Phillips e farão viagens à região amazônica para completar o que falta.

Jonathan Watts, jornalista que vai trabalhar no livro, afirmou:

“Dom foi morto por este livro. O mínimo que podemos fazer é terminar a tarefa à qual ele dedicou a última parte da sua vida. Ele pode ter partido, mas não será silenciado”.

Bruno Pereira e Dom Phillips foram assassinados em junho de 2022, nas proximidades da Terra Indígena do Vale do Javari, no Amazonas. A dupla realizava um trabalho para denunciar crimes socioambientais, como invasão a terras indígenas e pesca ilegal naquela região. Quatro homens foram presos pelos crimes: Amarildo da Costa Oliveira, o “Pelado”, Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como “Dos santos”, e Jefferson da Silva Lima, conhecido como “Pelado da Dinha”. Além deles, Rubén Dario da Silva Villar, conhecido como “Colômbia”, foi apontado como mandante dos assassinatos.

Família do jornalista Dom Phillips vai publicar seu livro póstumo sobre a Amazônia - Rede Onda Digital