Coroa da esposa de Napoleão é recuperada após roubo no Museu do Louvre, dizem jornais

(AFP PHOTO /Divulgação)
A ministra da Cultura da França, Rachida Dati, confirmou neste domingo (19/10) que uma joia foi encontrada próxima ao Museu do Louvre, em Paris, após o assalto ocorrido nas primeiras horas do dia. Segundo Dati, a peça está sendo avaliada por especialistas do governo francês.
De acordo com a emissora TF1 e o jornal Le Parisien, a joia recuperada seria a coroa da Imperatriz Eugénie, esposa de Napoleão III. O item histórico, feito em ouro e adornado com 1.354 diamantes e 56 esmeraldas, teria sofrido danos durante o roubo.
Leia mais:
- Joias da coleção de Napoleão são roubadas do Louvre, em Paris
- Após decreto ‘polêmico’, governo escolhe Janja para representar o Brasil em Paris
O Ministro do Interior, Laurent Nuñez, explicou à rádio France Inter que três ou quatro ladrões invadiram o Louvre utilizando um caminhão equipado com um elevador de carga externo. Eles arrombaram uma janela da Sala Apollo, onde ficam guardadas as Joias da Coroa Francesa e outros tesouros de Luís XIV.
As autoridades francesas ainda contabilizam os itens roubados, mas destacam que as peças possuem valor histórico e patrimonial incalculável, além do elevado preço de mercado. O Louvre permaneceu fechado durante todo o domingo para perícia e reforço da segurança.
