“Lembre-se destes conselhos: maconha é melhor em flores e de fontes confiáveis. Com a cocaína e com as drogas sintéticas, vá aos poucos e devagar. Use um pouquinho para ver como o corpo reage”. O trecho citado foi colocado como recomendação em milhares de panfletos de uma campanha do Departamento de Políticas para a Juventude do município de Morón, principal cidade da periferia oeste de Buenos Aires, na Argentina.
Veja também:
Drogas escondidas em peças de aço são apreendidas em aeroporto de Manaus
PF apreende mais de uma tonelada de drogas no Rio Negro
Os panfletos polêmicos foram distribuídos no último fim de semana, durante um festival cultural, recreativo e gastronômico, causaram muita indignação em especialistas e até na oposição.
“A Campanha de redução de riscos e de danos devem promover hábitos saudáveis e o cuidado da saúde. Nunca o consumo de drogas, como neste caso”, criticou Carlos Damin, pesquisador da Faculdade de Medicina de Buenos Aires e Chefe de Toxicologia no Hospital Fernández.
“Quando recomendam ir aos poucos, com a cocaína, estão dizendo como se iniciar no consumo de drogas”, interpreta Damin.
O deputado Waldo Wolff, da coligação opositora juntos pela Mudança, anunciou que vai apresentar uma denúncia penal contra as autoridades de Morón por delitos de incitação e por apologia às drogas.