Cerca de 306 pessoas morreram na África do Sul em razão das forte chuvas que atingiram a costa Leste do país nesta semana. As autoridades do país divulgaram nessa quarta-feira (13), o novo balanço com o número de vítimas em decorrência das inundações e deslizamentos de terra.
Veja também:
Nº de mortos chega 13 após temporais no RJ; há seis desaparecidos em Angra
Novo temporal volta a provocar mortes em Petrópolis
As inundações atingiram a província de KwaZulu-Natal, que inclui a cidade costeira de Durban, onde há o maior número de vítimas fatais. As estradas racharam e deram lugar a fissuras profundas. A costa afetada é apontada por muitos cientistas como uma das principais regiões no mundo que já sentem os efeitos do aquecimento global.
Mais de 2.000 casas e 4.000 moradias informais foram danificadas pelas chuvas torrenciais, conforme informações do governador da província, Sihle Zikalala.
A Organização Não Governamental local Gift of the Givers descreveu que as “rodovias transformadas em rios” e pessoas presas sob muros que desabaram”.
As chuvas também causaram grandes cortes de energia, afetaram o abastecimento de água e bloquearam estradas. Escombros, galhos, garrafas plásticas e até o reservatório de um caminhão-tanque se amontoavam nas turísticas praias de Durban.
O governo local pediu a instituições privadas e religiosas para ajudar nas operações de socorro de emergência e solicitou ajuda da Força de Defesa Nacional da África do Sul.