A China anunciou na manhã desta sexta-feira (11/4), pelo horário de Brasília, que vai aumentar as tarifas de importação de produtos que chegam dos Estados Unidos de 84% para 125%, informou o Ministério das Finanças, de acordo com a agência de notícias Reuters.
Esse novo valor das tarifas já começam a entrar em vigor neste sábado (12).
A nova taxação do país asiático sobre produtos americanos é mais uma resposta às medidas impostas pelo presidente Donald Trump. Na quinta-feira (10), em mais um capítulo da guerra comercial, os EUA explicaram que as tarifas impostas ao país asiático somam 145%.
O Ministério das Finanças da China, em comunicado, afirmou:
“A imposição pelos EUA de tarifas anormalmente altas à China viola gravemente as regras do comércio internacional e econômico, as leis econômicas básicas e o bom senso, sendo um ato completamente unilateral de intimidação e coerção”.
Leia mais:
Após recuo de Trump, União Europeia suspende tarifas contra EUA por 90 dias
Trump muda regra sobre chuveiros nos EUA e diz: “Quero lavar meu lindo cabelo”
Também nesta sexta, a missão da China junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) informou que apresentou uma queixa adicional ao órgão contra as tarifas impostas pelos EUA.
O presidente chinês, Xi Jinping, comentou pela primeira vez o duelo de tarifas entre seu país e os EUA desde o anúncio do “tarifaço” de Trump. Ele afirmou que “não há vencedores em uma guerra de tarifas, e ir contra o mundo só levará ao isolamento”.
*Com informações de G1 e UOL