A China apresentou, nesta terça-feira (20/02), seu primeiro avião comercial fabricado no país. A apresentação foi em um dos maiores eventos de aviação da Ásia, o “Singapore Airshow”. Durante o evento aeroespacial, que começou no país do dia 19 de fevereiro e vai até o dia 25, a aeronave vai continuar realizando voos diários. O momento será uma oportunidade para mostrar ao mundo a participação do avião no mercado e atrair compradores.
A ida ao evento marcou, no último domingo (18/02), o 1º voo internacional do C919 em direção a Singapura. Visto como um potencial rival dos aviões Boeing e Airbus, as produções do jato na China pretendem reduzir sua dependência de tecnologia importada. O modelo tem capacidade de acomodar de 140 a 160 passageiros e poderá decolar e pousar em aeroportos de alta altitude.
“Com os aviões de fuselagem estreita da Airbus e da Boeing nas famílias A320neo e 737 MAX esgotados durante a maior parte desta década, o C919 tem uma forte oportunidade de ganhar participação de mercado, especialmente em seu mercado doméstico”, afirmou Mike Yeomans, da consultoria de aviação IBA.
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Ainda em maio do ano passado, a aeronave fabricada pela Comac (Corporação de Aeronaves Comerciais da China), começou a operar na China de forma comercial. Agora, segundo a mídia Chinesa, a corporação vai investir milhões de yuans nos próximos 3 a 5 anos para expandir a capacidade do C919.
O analista de aviação Shukor Yusof, da consultoria Enday Analytics em Singapura, apontou que será difícil encontrar grandes compradores para este modelo.
“Existe um estigma com a marca “feito na China” na indústria aérea, apesar de a China ser líder mundial no mercado de veículos elétricos”, afirmou o analista.