O rei Charles III deu continuidade a tradição real de ouvir uma gaita de foles como alarme matinal. Na terça-feira (25), Pipe Major Paul Burns, o novo gaiteiro oficial do monarca, se apresentou pela primeira vez desde o falecimento da rainha Elizabeth II.
No vídeo compartilhado pela família real no Twitter, os tons melódicos das gaitas de foles soam enquanto Burns cumpre seu dever matinal.
A posição de Piper para o Soberano foi criada pela rainha Vitória em 1843 depois que ela se apaixonou pelo som durante uma visita às Terras Altas da Escócia com seu marido, o príncipe Albert. Desde então, houve 17 gaiteiros principais.
Veja mais:
Família Real anuncia coroação de Rei Charles III para maio
Ao longo de seu reinado histórico de 70 anos, a rainha Elizabeth II desfrutou da tradição especial e Burns, do Regimento Real da Escócia, assumiu o papel no ano passado.
O músico toca por 15 minutos para alertar a casa real de que é hora de começar o dia. Eles também jogam em ocasiões estaduais.
No mês passado, Burns recebeu a honra de encerrar o serviço fúnebre de Estado da rainha Elizabeth na Abadia de Westminster, realizando uma interpretação comovente de um lamento, “Sleep, Dearie, Sleep”. Ele também tocou um lamento final, “A Salute to the Royal Fendersmith”, enquanto o caixão dela foi baixado no Royal Vault sob a Capela de São Jorge no Castelo de Windsor.
Confira o vídeo:
His Majesty’s Pipe Major played for the first time in the Clarence House garden this morning, as The King woke up in residence.
The position was created by Queen Victoria in 1843, and Queen Elizabeth enjoyed the special tradition following her Accession to the Throne in 1952. pic.twitter.com/FuquIbBe8q
— The Royal Family (@RoyalFamily) October 25, 2022